Quanto tempo dura um curso de Reiki?

Este é um assunto bem variado, mas simples de falar ao mesmo tempo. Muitos mandam e-mail perguntando quanto tempo dura um curso de Reiki e a resposta é bem simples, depende!

Precisamos deixar claro em primeiro momento que meu propósito aqui é falar sobre a prática de Reiki japonês e não da prática de Reiki ocidental.

Os níveis de Reiki

A prática de Reiki japonês é dividida em 4 níveis. Que pode ser dividida de variadas formas. A quantidade de tempo é, normalmente definida pelos mestres de Reiki.

  • Nível 1 Sho-den (Seminário Básico)
  • Nível 2 Oku-den (Seminário Avançado)
  • Nível 3 Shinpi-den (Seminário Especial)
  • Nível 4 Gokuikai-den (Mestrado)

Em cada nível de Reiki você receberá conhecimentos específicos com um propósito direcionado de forma que você suba cada degrau elevando seu nível de harmonia, paz interior, felicidade e autorrealização..

Quanto tempo dura um curso de Reiki?

Comumente os níveis 1 e 2 podem ser dado juntamente em um final de semana. Por exemplo, o nível 1 no sábado e o nível 2 no domingo.

A orientação que vem do Japão é que se evite fazer mais de dois níveis de Reiki por dia. Então o recomendado é no máximo dois níveis de Reiki por dia.

Inciantes no Reiki

Normalmente os iniciantes levam mais tempo para assimilar o conteúdo passado nos cursos. Para este é recomendado que dê um espaço de tempo entre a primeira etapa e a segunda etapa. Primeira etapa seria os dois primeiro níveis de Reiki.

Seria bom entre 3 a 6 meses de intervalo para realizar a formação no nível 3 de Reiki e mais pelo menos uns 3 a 6 meses após a formação de nível 3 para realizar a formação no nível 4 – mestrado.

Experientes no Reiki

Por outro lado já existem pessoas experientes em outras práticas de Reiki que podem ter uma assimilação mais rápida do conteúdo do Reiki japonês. As diferenças são gritantes, mas é possível assimilar em menos tempo, depende apenas da resistência de cada pessoa.

Eu, particularmente, vejo o experiente igual o iniciante. Devido aos vícios adquiridos do Reiki ocidental. Os experientes muita das vezes demoram mais tempo para assimilar e mudar o comportamento viciado que os iniciantes.

Por isso eu pratico o mesmo tempo para ambos. Mas no Japão uma pessoa que já conhece e prática de Reiki pode fazer os 4 níveis em apenas dois dias.

Sendo 2 níveis no sábado e 2 níveis no domingo.

Tempo não quer dizer nada quando a pessoa realmente integra a prática de Reiki em sua vida. Conheço pessoas com mais de 20 anos de formação de Reiki que não integraram realmente o Reiki em suas vidas.

Por outro lado conheço pessoas com menos de 1 ano de formação que realmente vivenciam a prática do Reiki em seu cotidiano.

Duração do curso de Reiki

Até 2019 eu ministrei cursos de Reiki 1 ao 3 em um final de semana, sendo o nível 1 no sábado o dia todo e no domingo dividido entre os níveis 2 e 3.

De 2020 em diante passei a seguir o padrão de 1 nível por dia para dar tempo para a pessoa assimilar o conhecimento e ficou da seguinte forma:

  • Nível 1 • Sho-den: um sábado das 09:00 às 18:00 horas – são 7 horas de curso. (2H para almoço e intervalos)
  • Nível 2 • Oku-den: um domingo das 09:00 às 18:00 horas – são 7 horas de curso. (2H para almoço e intervalos)
  • Nível 3 • Shinpi-den: um domingo das 09:00 às 18:00 horas – são 7 horas de curso. (2H para almoço e intervalos)
  • Nível 4 • Gokuikai-den: sábado e domingo das 09:00 às 18:00 horas – são 7 horas de curso cada dia. (2H para almoço e intervalos)

Irei assimilar tudo?

O conhecimento sobre o Reiki Original japonês é muito simples e pode ser compreendido por qualquer pessoa. Mesmo que totalmente iniciante. Na verdade quanto mais iniciante mais fácil compreender a prática do Reiki japonês.

Normalmente pessoas que já conhecem Reiki têm uma resistência maior em mudar os hábitos já adquiridos de práticas de Reiki ocidental.

Diferencial do nosso trabalho

Além do seminário com curso de Reiki que realizamos você recebe acesso a uma plataforma de ensino a distância, a EAD do Reiki Original BR.

Nesta EAD você terá todo apoio e suporte após a formação. Nela tem o material de revisão e reciclagem.

E ainda tem as técnicas gravadas em vídeos e os áudios para realizar a prática das técnicas de forma guiada.

Tabus sobre quanto tempo dura um curso de Reiki

Existem muitas regras dogmáticas no ocidente que ditam que é obrigatório um intervalo de 21 dias entre um nível de Reiki e outro. Isso é um dogma religioso imposto dentro da prática do Reiki.

O Reiki ensinado pelo Sr. Mikao Usui jamais impôs tempo mínimo entre um nível de Reiki e outro. O que se era levado em conta era a capacidade da pessoa de assimilar, compreender e por em prática, na vida diária, tudo que havia aprendido.

Aqui no ocidente as pessoas não levam isso em conta, muito menos a sério. Levam mais em conta o tempo de formação que o resultado propriamente dito, que é o mais importante. Tempo não quer dizer nada.

Existem muitas pessoas que passam os 21 dias, mas não entenderam nada do Reiki e já saem fazendo mais umas dezenas de cursos de Reiki sem ao menos vivenciar o que aprendeu. Para não incorrer no mesmo erro foi que eu decidi seguir a filosofia do fundador do Reiki, o Sr. Mikao Usui.

Não é muita energia?

Não! O processo de purificação e sintonização da pessoa é realizado respeitando o limite de consciência da pessoa. A limpeza será feita no máximo da capacidade de cada um.

Energia de luz nunca é demais. Essa energia irá limpar seu canal para que possa transmitir e captar de forma mais pura possível a energia Reiki.

Ficou claro em quanto tempo dura um curso de Reiki?

Espero que tenha respondido suas questão sobre Quanto tempo dura um curso de Reiki. É importante relatar que você encontrará diversas pessoas falando coisas totalmente diferentes do que você leu aqui.

Principalmente sobre os tabus dos 21 dias. Agora cabe a você o que ressoa com você. Procuro seguir a filosofia do Sr. Usui desde que conheci a verdadeira origem da prática do Reiki no Japão.

Acompanhe nas redes sociais: Instagram, YouTube e Facebook que sempre estou postando conteúdos novos como lives, imagens, textos, vídeos…

Sou um livre pensador e expositor de ideias e fatos científicos. SOU LIVRE! SINTA SE LIVRE TAMBÉM! Até a próxima (じゃね – Ja ne)!

Tags: | |

Sobre o Autor

Julio Mendes
Julio Mendes

Formado no Japão pelo Sensei Hiroshi Doi e membro da Gendai Reiki Healing Association do Japão, Julio dedica sua vida a transmitir a essência do Reiki Original no Brasil

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments