O que é Reiki?

Reiki escrita chinesa antigaMuitos me perguntam: o que é Reiki?

E, como sempre, respondo dizendo que Reiki é uma prática vivencial através do fluxo energético universal de amor, harmonia e equilíbrio pela respiração, meditação, olhos, boca, mãos, pele e consciência, que visa alcançar, em primeiro momento, o bem estar e, em seguida, o verdadeiro estado de paz interior, equilíbrio mental, equilíbrio emocional, equilíbrio espiritual, pureza energética, saúde física, saúde mental, saúde emocional, prosperidade em todas as áreas da vida, tais como: financeira, familiar, amorosa, social, profissional, fraternal, maternal…

Explicação pelo Sr. Mikao Usui (Criador do Reiki)

O Sr. Usui ensinou que tudo que existe no Universo possui Reiki. O Reiki está nas vibrações de Amor e Luz Pura que emanam do Grande Universo.

O Grande Universo, a origem de tudo que existe, guia tudo em direção à Harmonia. O Grande Universo também é entendido como a Grandiosa Força da Vida, A Grandiosa Luz, ou a Manifestação Imanente da Mais Alta Dimensão (o Grande “Desconhecido”).

O Reiki cria o Universo material (do sistema solar aos seres humanos na Terra), direcionado pela consciência do Grande Universo. O Reiki também sustenta a vida de todas as criaturas na Terra através do processo de evolução. O Reiki é a energia da qual todos os fenômenos/acontecimentos se originam.

O Reiki preenche o Universo. Ele irradia do Grande Universo como as “energias de Amor, Harmonia e Cura”. Quando ele está no corpo humano, o Reiki torna-se uma força de energia e manifesta-se como uma energia curativa natural que se comunica com o funcionamento do sistema imunológico e dá suporte aos seres humanos para que vivam uma vida ativa e cheia de energia.

A energia que nutre

A energia do amor nutre tudo que existe; a energia da Harmonia traz ordem à tudo; quando nós somos ressonantes com o Reiki, nós experienciamos a verdadeira Cura. O Grande Universo é o macrocosmo; o ser humano é o microcosmo. O Grande Universo sustenta a vida dos seres humanos através de um processo de ressonância entre o Grande Universo e os seres humanos. O Reiki é chamado de energia do Amor porque o Reiki conecta o Grande Universo e os seres humanos.

O Grande Universo sempre envia a energia do Amor para todos os seres viventes. Por exemplo, o sol continuamente irradia a força vital em todas as direções, portanto, dando vida a tudo.  A energia do sol torna-se calor, luz, vibração. A energia do sol é também a vibração do Amor, irradiando novamente através do sol.

Sr. Usui foi o “criador” do Reiki e suas práticas no Japão em 1922, Tokyo. Ler: A Verdadeira História Sobre Mikao Usui

Sr. Usui Responde:

Pergunta – O QUE É REIKI ?
Resposta do Usui – Graciosamente recebi as últimas orientações do imperador Meiji. Para alcançar os meus ensinamentos, treinar e melhorar física e espiritualmente, andar por um caminho certo como um ser humano, em primeiro lugar temos que curar nossa consciência. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. Se a nossa consciência é saudável e em conformidade com a verdade, o corpo vai ficar naturalmente saudável. A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, ajudar os outros, melhorar a felicidade dos outros e de nós mesmos.

問 然らば心霊療法でありますか。
答 然り、心霊的療法とも謂うことが出来ますが、多くは物質的療法とも謂うことが出来ます。其訳は術者の身体の何れの処よりも気と光を放射します。殊に目、口、手より多く発現します。故に患部を二三分凝視しますか、呼気を吹き掛けますか、手で撫でますか致しますと、歯痛、疝痛、胃腸病、神経痛、乳腫、打身、切疵、火傷、其他腫れ痛むが如きに立所に痛みをさり、腫れがひきます。併し個疾はそうも参りませぬ。幾回かの治療を要しますが其の個疾と雖も一回の治療で効果を覚えます。此様な現象を現代の医学では何と説明しますか、斯の如き小説以上の事実があります。諸氏が実際を御覧になれば、成程と首肯せらるることでありましょう。如何に詭辯を弄する人でも実際を蔑することは出来ません。

Resposta retirada do Hikkei – Manual de Instruções do Sr. Usui.

Explicação do Sr. Hiroshi Doi

Estudos científicos modernos concluíram que todo o Universo consiste em vibrações ou ondas (energia). Nós, seres humanos, estamos rodeados de vibrações/energias e somos de fato, vibrações/energias. O Reiki é uma dessas vibrações/energias que preenchem o Universo.

A existência de uma energia misteriosa que guia tudo para a harmonia tem sido reconhecida em várias partes do mundo desde tempos imemoráveis. No Japão, essa energia tem sido chamada de Reiki, e há muito é usada com o propósito de cura.

O Reiki é a manifestação inerente da mais alta frequência/dimensão (O Grande Universo). São as ondas e energia de Amor, Harmonia e Cura, que ressoam com a mais alta consciência humana. O Reiki preenche o Universo como Luz pura e sua função é nos guiar para a saúde e felicidade verdadeiras.

Quem é Hiroshi Doi? Leia sobre: Quem é Hiroshi Doi e Sua Revolução?

Etimologia

A palavra Reiki (霊気 – Versão Atual Japonesa), (靈氣 – Versão Antiga Chinesa) significa exatamente Energia Universal e Energia Interior, ou subdividido em Reiki Universal e Reiki Interior. Essas duas energias se complementam para que haja uma transformação pessoal.

Reiki Universal (Energia Universal)

É a energia que vem do Universo “Externo” para você, energia pura e limpa, de alta frequência e incrivelmente harmonizante, equilibrada, sutil, curativa, transformadora, amorosa, gentil…

Praticantes de Reiki captam essa energia para autocura, se harmonizarem, purificarem-se, ajudam outras pessoas, transmitem para objetos, animais, plantas, harmonizam também seu emocional, mental, espiritual e material. Propósito real ligado ao autoconhecimento, expansão da consciência, transcendência, paz interior…

Reiki Interior (Energia Interior)

É a energia que todo ser já tem dentro de si, mas que, normalmente, está em desequilíbrio gerando doenças, problemas financeiros, profissionais, amorosos, familiares, sociais, sexuais…

Normalmente contaminada por raiva, medo, insegurança, ódio, ciúmes, carência, infantilidade, imaturidade, revolta, julgamentos, intolerância, mágoas, culpa, vergonha, orgulho, extremismos, ingratidão, inveja…

Essa energia interna precisa ser tratada e regenerada. Por isso aprendemos a captar o Reiki Universal, para retornar à forma original de saúde, prosperidade em todas áreas da vida e abundância geral.

Não existe ausência nem separação

Muitas explicações ocidentais separam as duas energias, inclusive na escrita. Justificando que:

  • – Significa energia universal e;
  • – Significa energia vital.

Na verdade a palavra não se divide. O Reiki é completo dentro de nós e completo fora de nós. Dentro de nós existe o Micro e Macrocosmos. E fora de nós eles também existem.

Em outras palavras, existe dentro de nós a energia vital e energia universal e fora de nós também. A captação do Reiki Universal “externo” é para que possamos restaurar o Reiki Interno.

Não existe separação entre NÓS e o UNIVERSO, somos UM!

Abordagem Ocidental

Nossa! Mas, Julio, o Reiki não é apenas uma “Técnica de imposição de mãos” que visa curar as pessoas, plantas e animais? NÃO! Essa percepção limitada do Reiki se deu após chegar no mundo ocidental, através do Sr. Chujiro Hayashi e Sra. Hawayo Takata.

O ocidente é um lugar onde, normalmente, as pessoas buscam resultados imediatos para apenas saírem da dor, dos problemas, situações complicadas sem precisar se transformar interiormente. E depositam toda a cura em algo externo, místico, dogmático, magístico…

A visão do Reiki transmitida aqui no ocidente, comumente, visa apenas a cura de doenças. É vista como uma energia de cura praticada, especialmente, pelas posições de mãos, cristais e utilização de símbolos. Normalmente as pessoas buscam o Reiki para curar seus problemas através do corpo físico, que, na verdade, não é a origem dos problemas.

O Tratamento No Ocidente

O tratamento com o Reiki, no ocidente, tem objetivo de harmonização física e auxílio na cura de doenças sem foco na real origem da doença e no ponto crucial para a real cura.

No ocidente, as pessoas buscam sair do problema indo para um estado de “bem estar”, não dor, apenas isso. Logo que elas conseguem esse resultado voltam para a vida rotineira delas, com os mesmos comportamentos tóxicos, acarretando assim, no retorno de todos os problemas ou a criação de novos.

Por que isso acontece?

Acontece simplesmente porque não houve uma transformação interna, teve apenas uma intervenção externa para tirar a pessoa da dor, do problema… Não estou dizendo que isso não é válido, mas não é a solução real para se ter uma vida saudável, próspera e abundante.

Isso acontece porque a pessoa continuou e continua tendo pensamentos, sentimentos e ações tóxicas a ela mesma. Todos esses geram, novamente, carga energética negativa, gerando, assim, os problemas novamente.

Esse ciclo é maravilhoso para quem é do tipo de terapeuta que quer manter sempre uma carteira de clientes fixos. Dinheiro garantido! Manter a pessoa no bem estar gera muito dinheiro, porque sempre gera retorno, visão materialista da vida.

Bem estar é apenas o primeiro estágio da verdadeira cura da consciência, mente, emoção e corpo. O segundo estágio, que é onde habita o resultado real, foi deixado de lado. Mas na visão japonesa você verá a abordagem mais sistêmica da cura.

Não tenho nada contra terapeutas, apenas sou a favor do terapeuta e praticante que realmente está interessado no desenvolvimento interno da pessoa para que ela seja um ser livre e não necessite mais de “bengalas”.

Outra coisa que os reikianos ocidentais focam muito são nos chakras. Focam no tratamento dos chakras como se neles estivessem todas as causas dos problemas da vida de um ser. E na verdade não é bem assim que funciona. Leia o artigo explicando: O Papel dos Chakras no Reiki.

Abordagem Japonesa

No Japão a compreensão de cura vai muito além da compreensão ocidental. O real caminho para a resolução de todos os problemas se dá através do desenvolvimento pessoal interno das emoções, pensamentos e ações, ou seja, autoconhecimento profundo.

Sem uma verdadeira mudança de comportamento, da pessoa, é impossível ter um resultado satisfatório, duradouro e sólido.

O real objetivo do Sr. Mikao Usui era e é transformar a consciência da pessoa para um estado chamado de “Anshin Hitsumei”, ou seja, PAZ DE ESPÍRITO E ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL. O que é Reiki Yin e Yang

O conceito de iluminação espiritual é totalmente diferente do dogmatizado no ocidente. Leia: Iluminação Espiritual Sem Dogmatismos

O Reiki ensinado pelo Sr. Usui é focado em começar a transformação e cura através da consciência e conscientização dos seus atos, pensamentos, emoções, traumas, bloqueios, karmas (consequências de más escolhas, causa e efeito), aceitação, auto observação, auto melhoramento e com isso chegar no estado de auto realização verdadeira.

O primeiro passo que se é dado no Reiki japonês é tratar os mecanismos da consciência.

  1. Mente (todos os pensamentos reais, artificiais, externos, implantados, energia masculina, energia de expansão. Visto também como Yang);
  2. Emocional (todas as emoções ligadas ao passado, presente e futuro, emoções inseridas artificialmente, emoções ligadas a crenças, traumas, más experiências… visto também como Yin);
  3. Espiritual (que é o gerador das ações, realização, execução. Gerar um novo estado de espírito para gerar uma nova realidade para a pessoa. Este estado é co-dependente dos mecanismos acima. Visto também como “Tamden”);
  4. Físico (onde acontece o resultado material que a pessoa, normalmente, almeja. Como saúde física, prosperidade nas relações amorosas, afetivas, sociais, familiares, prosperidade financeira, profissional… neste nível que ocorre as conquistas materiais).

Como você pode observar, a abordagem do Sr. Usui era muito mais profunda, pois, para que realmente uma pessoa tenha resultados em sua vida, de forma verdadeira, ela precisa trabalhar os níveis mais profundos.

Sem a construção saudável e o equilíbrio do Yin (emocional)  e Yang (mental) é basicamente impossível chegar no estado Original de saúde e realização da consciência na vida prática e espiritual da pessoa.

Sintetizando

Para sintetizar tudo isso eu te pergunto: para mudar os frutos de uma árvore você precisa trocar a raiz ou os frutos?Acredito que você saiba que para trocar os frutos precisa-se de uma nova raiz. Se sua raiz é de maçã não nascerá uva. É isso que precisa ser entendido no Reiki, suas raízes. Se você pegar uma fruta, maçã, e plantar nascerá ainda mais maçã e jamais uva, concorda?

Arvore e Raiz so Reiki

Suas raízes são seus pensamentos, emoções e ações. Se você não mudá-las, o fruto será o mesmo de sempre. Mudando essa raiz, ou seja, forma de pensar e sentir, você terá novos resultados. Já dizia Albert Einstein:

“Insanidade é querer resultados diferentes fazendo as mesmas coisas”.

Por isso a prática para iniciantes no Reiki japonês é o Go-Kai (5 preceitos do Reiki). Para que possa mudar mente, coração e corpo. Ler sobre: Os 5 Preceitos do Reiki – Go-Kai

Resumindo, toda cura é na verdade autocura!

Com essa percepção do Reiki fica claro o objetivo real da prática de Reiki. Alcançar a verdadeira felicidade através da energia de harmonia e equilíbrio (amor incondicional). Ou seja, atingir o verdadeiro estado do EU ORIGINAL, ser quem você realmente é, e, com isso, ser a pessoa mais feliz da sua vida! Ler sobre: O Eu Original Na Prática

Resposta do Sr. Usui

Pergunta – SE EU POSSO CURAR OS OUTROS, POSSO CURAR-ME?
Resposta do Usui – Se não pode curar-se a si mesmo, então como pode curar os outros?

問 他人の病気は治療し得るとして自分の病気を癒すことができますか。
答 自分の病気を癒すことが出来ぬ人が、何で他人の病気を癒すことが出来ましょう。

Resposta retirada do Hikkei – Manual de Instruções do Sr. Usui.

Métodos de Reiki (Tipos de Reiki)

São dezenas de centenas de tipos de Reiki espalhados pelo mundo. Todos eles vieram, de forma complementar ou alterada da versão original do Reiki. Que fique claro que: O Reiki foi criado pelo Sr. Usui e ele só criou um método de Reiki. Leia a lista completo: Lista dos Diversos Tipos de Reiki

O método criado por ele foi o Usui Reiki Ryoho. Mas calma aí, tome cuidado!

No ocidente existem diversos cursos com esse nome, mas na verdade não passam puramente os ensinamentos originais do Sr. Usui e sim os ensinamentos trazidos e ajustados pela Sra. Hawayo Takata (nutricionista) e seu mestre Sr. Chujiro Hayashi (médico).

Normalmente os cursos de Reiki que contém o Sr. Chujiro Hayashi na linhagem praticam a filosofia Hayashi, que é mais ligada a medicina e nutrição e não, puramente, a filosofia do Sr. Usui (fundador do Reiki) que visa a transformação da consciência em primeiro lugar.

Leia mais sobre Sr. Chujiro Hayashi em: A Verdade Por Trás do Sr. Chujiro Hayashi

Existem também diversos outros tipos de Reiki que praticamente perderam 100% da conexão com a verdadeira filosofia do Sr. Usui.

Minha Busca

No meu caso, depois de fazer diversos cursos, buscar incessantemente e continuar me sentindo vazio com tantos dogmatismos, religiosidades, percepções egoicas de mestres, misticismos e regras ocidentais que dificultavam muito a prática e que também demandavam um grande tempo e cansaço diário desnecessário eu decidi ir para o Japão aprender Reiki diretamente na origem. Beber da fonte, informações ensinadas pelo Sr. Usui e que são praticadas até hoje.

O Método aprendido e passado por mim é o Gendai Reiki Ho (Método de Reiki Moderno, que de moderno não tem nada, é apenas o ressurgimento dos verdadeiros ensinamentos do Sr. Usui) que foi fundado por um membro ativo da escola oficial do Sr. Usui (Usui Reiki Ryoho Gakkai, Tokyo – Japão), a única no mundo que ainda transmite os ensinamentos, sem alterações, sobre o Reiki. Leia: Minha Formação de Reiki no Japão

AVISO: Existem pessoas que tiveram acesso a esse conhecimento por terceiros que realizam as sintonizações no Reiki à distância, a sintonização à distância não é reconhecida pela filosofia do Sr. Usui.

Concluindo

Sua vida é o resultado da sua percepção sobre ela. É possível alcançar um bem estar com a abordagem do Reiki Ocidental? Sim! Claro! É possível se auto realizar apenas com o bem estar? Não! Impossível! Pois sinônimo de bem estar é a famosa ZONA DE CONFORTO.

Mas cada pessoa busca e buscará o que acha melhor para si. Recomendo de qualquer forma que conheça o Reiki, seja como for, pela abordagem ocidental ou oriental, não importa, se abra para conhecer a energia do Reiki. Mas, tenha critérios ao escolher um mestre de Reiki, pois faz toda a diferença no resultado que você terá. Ler: Como Escolher Um Mestre De Reiki?

FATO: Nenhuma dessas palavras e explicações citadas acima podem de fato explicar e descrever o que realmente é o Reiki. Porque o Reiki é uma energia e emoção vivencial e não dá pra ser explicado, Ele precisa ser sentido na pele.

Caso você ainda não saiba como acontece uma sessão ou tratamento com o Reiki, leia em: Como é o Tratamento de Reiki?

Lembre-se sempre: eu não estou aqui para te empurrar verdades, apenas estou relatando  os ensinamentos que recebi ao longo da minha jornada e na minha busca no Japão.

Se quiser acompanhar nas redes sociais o meu trabalho segue lá no Instagram, no YouTube e no Facebook que sempre estou postando conteúdos novos como lives, imagens, textos, vídeos…

Me conte, nos comentários abaixo, o que você achou sobre este artigo. Mande para mim sugestões e observações que você acha relevantes.

Sou um livre pensador e expositor de ideias. LIVRE! Até a próxima (じゃね – Ja ne)!

Tags: | | | |

Sobre o Autor

Julio Mendes
Julio Mendes

Formado no Japão pelo Sensei Hiroshi Doi e membro da Gendai Reiki Healing Association do Japão, Julio dedica sua vida a transmitir a essência do Reiki Original no Brasil

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camila Borges Goettems
Camila Borges Goettems
21 de outubro de 2019 13:06

Um artigo fantástico, a primeira vez que eu leio algo tão coerente e completo sobre o Reiki.
Gratidão

Sâmia Holanda
Sâmia Holanda
7 de maio de 2020 11:41

Simplesmente sem palavras para tanto conhecimento compartilhado e de forma tão clara, muita admiração e desejo em breve ter a oportunidade de ser iniciada por você.