fbpx

Lista dos Diversos Tipos de Reiki

Devido ao número cada vez mais crescente de aparições de “novos” tipos de Reiki causaram uma grande confusão na cabeça de pessoas que estão buscando aprender sobre o Reiki, principalmente pessoas que estão começando. É uma “salada de confusão” entre Reiki Usui, Reiki Tibetano, Reiki Tradicional, Reiki Japonês dentre vários outros. Para facilitar a vida de todos, principalmente dos iniciantes, eu decidi criar uma Lista dos Diversos Tipos de Reiki.

Serão destacados em tópicos apenas os principais e mais conhecidos, para você poder conhecer mais a fundo em outro artigo. Vou falar um pouco sobre a origem do Reiki, o quanto é desnecessária tantas variações e o principal motivo de surgir um tipo de Reiki novo a cada “minuto”.

Antes de mais nada saiba de uma coisa: “O que te levará ao resultado desejado não é a quantidade de cursos, mas sim a qualidade do curso.”

Para quem já pratica Reiki

Para os já reikianos de vários sistemas, fico feliz em saber que você vem buscando entender mais sobre o Reiki e suas diferenças. Muitas pessoas se contentam em apenas conhecer uma face da “moeda” Reiki, normalmente a ocidental, e acabam não buscando nada a mais do que foi passado a ela.

Infelizmente a cada dia que passa mais informações baseadas em misticismos, dogmas e seletividades são jogadas na internet sem nenhum compromisso e lealdade aos ensinamentos do Sr. Usui.

É muito importante salientar que, eu, Julio, sou um buscador de fatos. Pensando nisso, irei destacar aqui as principais práticas de Reiki, ou seja, os mais conhecidos, listarei os demais métodos de Reiki no final do artigo apenas para conhecimentos gerais.

Quem é o Julio para falar sobre esse assunto polêmico?

Sou cientista, pesquisador, verifico a informação dezenas de vezes, pratico, vivencio, testo, vejo se está alinhada com a real filosofia do fundador do Reiki, Sr. Usui, e depois venho falar com você. Eu não estou aqui para inserir meu ponto de vista sobre o Reiki eu estou aqui para relatar fatos baseados nos ensinamentos do Sr. Usui.

Depois de mais de 12 horas de estudos e praticas por dia, consegui realizar um grande sonho que foi ir para o Japão realizar minha formação de Reiki com a única pessoa, que é aluna da escola fundada pelo Sr. Usui em Tokyo, 1922 (Usui Reiki Ryoho Gakkai). Ler sobre: Escola de Reiki Fundada Por Mikao Usui

Essa pessoa é o Sr. Doi Hiroshi, membro ha mais de 30 anos e a unica pessoa no mundo que passa os ensinamentos originais de dentro da escola do Sr. Usui para o mundo.

Hoje sou Membro ativo da Gendai Reiki Healing Association do Japão (fundada pelo Sr. Doi Hiroshi)

A base da transformação é justamente a etimologia da palavra, transformar + ação, ou seja, se transformar o tempo todo.

O que precisa ser entendido

O que muda entre um tipo de Reiki e outro é a linhagem energética que é passada pelo mestre de Reiki durante a sintonização, a abordagem e as  técnicas usadas para aplicar a energia que vem do Universo (Reiki Universal). Uns modificam as técnicas por crenças, dogmas, misticismos, religiosidade, culturas e afinidades, área de atuação profissional ou social e outros apenas seguem o que foi ensinado, já alterado.

Ou seguem tradições, se tem uma cultura em tal lugar e o Reiki chega até lá, o que acontece? Eles misturam práticas do Reiki com suas práticas herdadas por gerações e gerações. E assim se vai criando todos os dias novas modalidades de Reiki.

NOTA: Não existe problema em praticar o Reiki com outras filosofias, práticas, culturas, dogmas… Mas essas filosofias e praticas não devem se tornar parte dos ensinamentos do Sr. Usui. Ele não ensinou essas culturas, ele ensinou a filosofia que ele recebeu durante sua iluminação. Cada um mistura o Reiki com o que quiser na sua prática cotidiana, desde que não fira a filosofia do Reiki e nem repasse ensinamentos de terceiros como ensinamentos do Sr. Usui.

Uma observação importante é que a cada vez que você modifica a pratica do Reiki, seja acrescentando ou removendo ensinamentos, você modifica a energia original transmitida originalmente pela iluminação do Sr. Usui, e isso altera no resultado final.

Por que?Lista-dos-Diversos-Tipos-de-Reiki

Porque acabamos sendo influenciados não somente pela energia pura do Reiki, mas também pela energia de todas as culturas, tradições e crenças vindas das modificações na técnica e na sintonização recebida de seus mestres, e além de tudo isso, a segregação do conhecimento.

Misturar práticas é misturar energias e nem todas práticas estão alinhadas verdadeiramente com a Luz Real. Cada dia que passa tem mais seres das trevas travestidos de luz para enganar pessoas que estão perdidas buscando um caminho para resolver seus problemas.

Outra relevância que temos que levar em conta é o tamanho da linhagem. Existem sistemas de Reiki com linhagem tão extensa que quase não cabe em uma página de certificado. Quanto maior a linhagem mais a energia Reiki recebida se misturou com os membros da linhagem, e com isso, maiores as chances de você receber energia desequilibrada. Não é uma regra, mas tome muito cuidado. Leia: O Que é a Linhagem Energética do Reiki?

Isso não quer dizer que a energia está ruim ou se perdeu totalmente. Mas, normalmente, repito, normalmente, as pessoas não vivenciam realmente o Reiki e acabam perdendo esse fluxo pleno com a energia recebida num primeiro momento.

Já existem relatos de pessoas presenciando sintonizações de Reiki com a presença de seres das trevas. Só para você ver que tem de tudo hoje em dia. Existem vários casos onde o Reiki é usado como atrativo por trevosos para poder implantar energias negativas nessas pessoas.

NÃO QUERO PRATICAR AQUI SENSACIONALISMO E MUITO MENOS POR NINGUÉM EM PÂNICO, MAS A VERDADE PRECISA SER EXPOSTA.

Escrevi um artigo justamente para te ajudar nesse sentido. Leia: Como Escolher Um Mestre de Reiki

Fazer vários tipos de Reiki?

Totalmente desnecessário. A filosofia do Sr. Usui é uma só! Nem 2 nem 3, mas apenas 1. Se você encontrou a real filosofia transmitida por ele, você não precisa de mais nenhuma sintonização em tipos de Reiki variados.

Comumente a filosofia do Sr. Usui é passada apenas por Mestres de Reiki sérios e comprometidos com a vivência da filosofia. Pessoas que se dizem mestres que só replicam teoria não são realmente mestres, são replicadores teóricos, que por sinal não tem o menor resultado na vida prática.

Por exemplo: uma pessoa sintonizada em Gendai Reiki Ho, por um mestre sério e comprometido, não precisa ser sintonizada nos demais tipos de Reiki.

Mas achei uma prática legal de um outro tipo de Reiki, o que faço? Basta pegar o conhecimento teórico e aplicar. Sejam símbolos, técnicas e ademais. Descartando assim a necessidade de sintonizações em mais de um tipo de Reiki.

Digo isso pela pureza da energia que vem da linhagem do Japão, pelo Gendai Reiki. Mas se a pessoa desejar ser sintonizada/iniciada em vários tipos de Reiki ela é livre para ser, nada a impede.  Muitos fazem isso meramente por certificações e não por auto transformação real. Ou seja, cada um sabe o melhor para si.

Eu fiz diversos cursos de Reiki porque estava buscando a essência e não encontrava. Até que eu encontrei e nunca mais fiz nenhum outro curso de Reiki. Se você ainda não fez nenhum curso de Reiki ou fez alguns não tem porquê sair perdido fazendo mil cursos de Reiki, você já encontrou a essência aqui neste site. Mas você é livre.

Lista dos Diversos Tipos de Reiki

Segue os nomes dos tipos de Reiki espalhados pelo mundo, irei criar uma separação a cada 20 tipos de Reiki para ficar melhor a leitura.

Principais Tipos de Reiki no Ocidente

Irei fazer uma comparação entre eles e o Gendai Reiki, para ler as comparações só clicar em cima de cada um.

De 0 a 20 – Lista dos Diversos Tipos de Reiki

Amanohuna Reiki
Angelic RayKey
Ascencion Reiki
Authentic Reiki
Blue Star Reiki
Brahma-Satya Reiki
Cura Magnificada – Magnifield Healing
Cura Quantica/Energia Fria
Diddheartha Reiki
Ener Sense-Duddho
EnerSense-Buddho
Essencial Reiki
Gendai Reiki-Ho
Golden Age Reiki
Jikiden Reiki & Jikiden Reiki Shinhan Kaku
Ichi Sekai Reiki
Imara Reiki
Iron Reiki
Japanese Reiki Techniques
Jinlap Maitri Chhos Reiki

De 21 a 40 – Lista dos Diversos Tipos de Reiki

Jinlap Reiki ou Jinlap Maitri Reiki Tibetano
Johrei ou Jo Reiki
Karuna Ki
Karuna Reiki
Ken Reiki-Do®.
Lightarian Reiki
Mari El®
Medicine Dharma Rei Kei
Men Chho Reiki ou Medicine Dharma Rei Kei©
Men Chhos Reiki
Meridien Reiki
New Life Reiki
Osho Reiki – Osho-Neo-Reiki
Quantum Reiki
Radiance Technique Reiki
Rainbow Reiki
Rakiran Reiki
Raku Kai Reiki
Raku Kei Reiki
Realreiki

De 41 a 60 – Lista dos Diversos Tipos de Reiki

Reiki Cristão
Reiki Essencial
Reiki Fire
Reiki Intuitive
Reiki Japonês Tradicional
Reiki Jin-Kei Do
Reiki Lighterian
Reiki Magnificado – OMROM – cura Quantica
Reiki Plus
Reiki Plus®
Reiki Prema
Reiki Sun Li Chung
Reiki The Way of the Heart
Reiki Tibetano
Reiki Usui Tibetano Kuan Yin
Reiki Xamâmico
Reiki: Jin-Kei Do©
Royal Reiki
Sacred Path Reiki
Saku Reiki

De 61 a 80 – Lista dos Diversos Tipos de Reiki

Satya Japanese Reiki
Seichim ou Seichem/Sekhem – Reiki Egípcio
Shamballa Reiki
Shuey Phura Reiki
Sun Li Chung Reiki
Tera Mai Reiki
Tera-Mai Seichem®
Tera-Mai®
A Técnica da Radiância ® (TRTAI)
The Radiance Technique
Vajra Reiki
Valley Reiki
Wei Chi Tibetan Reiki
Wiccan Reiki
Shuey Phura®.
Karuna Reiki
Karuna Ki
Reiki Essencial
Reiki Xamânico
Reiki Estelar

De 81 a 100 – Lista dos Diversos Tipos de Reiki

Reiki Nyorai
Pet Reiki
Muryõ Reiki
Money Reiki
Tantra Reiki
Kundalini Reiki
Reiki Meditation
New Age Reiki
Orixá Reiki
Reiki Negro

De 101 a 110 – Lista dos Diversos Tipos de Reiki

Unicórnio Reiki
** Lista em constante atualização…

Por que surgem tantos Reiki’s?

São vários os motivos, como já citados, mas existem muitos motivos egoicos também, como:

Mercado

Ganhar dinheiro simplesmente oferecendo cada dia mais cursos para gerar mais renda. É diferente oferecer um aprofundamento de oferecer um novo método de Reiki. Você verá nos próximos tópicos.

Merchan

A utilização do nome “Reiki” para atrair públicos já conhecedores do Reiki, e com isso oferecer novas metodologias para sanar ou complementar o Reiki ensinado pelo Sr. Usui. Sendo que o Reiki do Sr. Usui já é completo e não precisa de complemento nenhum.

O não entendimento

Não entender a real filosofia do Reiki do Sr. Usui acarreta no sentimento de que está faltando algo e ai as pessoas começam a inserir de tudo na prática do Reiki. E por incrível que pareça quanto mais inserem coisas no Reiki parece que mais vazio ele fica! Pois não está havendo uma busca sincera e real do Reiki e sim mais buscas de “complementos”.

Clientela

Criar clientela indefinida para poder vender sessões de Reiki ou cursos de Reiki e manter sempre clientes fiéis para um “novo curso ou sessão de Reiki” totalmente “inovador”. ZONA DE CONFORTO.

Chamar a atenção

Muitas pessoas querem ter a atenção para si, devido a carência interna, e com isso querem ter um método de Reiki para chamar de “seu”. O famoso “canalizei” uma nova técnicas, infelizmente é o que mais tem hoje.

Segregação da filosofia

Por exemplo: uma pessoa que aprende o Reiki do Sr. Usui irá direcionar o Reiki na sua vida prática, certo? Ok! Como o Reiki pode ser ajustado para qualquer cotidiano, uma pessoa que é veterinária pode focar toda sua prática de Reiki para animais.

Com a prática constante ela se torna especialista em aplicar Reiki em animais. A partir dai o que acontece? Ela cria um método novo de Reiki apenas para animais, sendo que o Reiki já é completo.

O que essa pessoa poderia ter feito? Poderia criar um vídeo ou um livro, e-book, artigo… falando sobre dicas e/ou aprofundamento de como aplicar Reiki em animais. Pode até vender a informação, mas é desnecessária a criação de um novo método de Reiki apenas para aplicar em animais.

Ela pode vender como aprofundamento em Reiki para animais por exemplo. Mas o que normalmente acontece? Acontece a segregação do conhecimento e se perde toda a filosofia do Reiki passada originalmente, por que? Porque a pessoa estará ensinando apenas como aplicar Reiki em animais e não a filosofia completa do Sr. Usui.

Esses aprofundamentos seriam apenas para quem já é praticante de Reiki e sua filosofia por completo inicialmente. Teria que ser um pré requisito, mas não é isso que acontece normalmente. Existem alguns métodos criados que até chega a exigir, mas a maioria nem se quer pensa nisso.

Sr. Hayashi e Sra. Takata

São nomes do Reiki muito conhecidos no ocidente. O Sr. Hayashi era médico, ou seja, teve um direcionamento do Reiki mais focado para a área de cura medicinal. Ler: Por que Hayashi Fez Isso Com o Reiki?

Já a Sra. Takata recebeu os ensinamentos do Sr. Hayashi e adicionou sua visão de nutricionista, que visa o tratamento medicinal biológico. Ler: Por que Takata Fez Isso Com o Reiki?

E claro que podem ter vários outros motivos, mas não cabe a mim julgar ninguém. Todo conteúdo aqui é apenas um relato de fatos e não um julgamento. Cada um faz oque quiser da vida! São livres!

Conclusão

O que eu tenho a dizer sobre tudo isso? Acho importante as pessoas poderem contribuir com as práticas diárias de forma a se aprofundar e não a criar novos métodos. De todas as pessoas que criaram novos métodos de Reiki eu não conheço nenhum que tenha chegado à iluminação, apenas o Sr. Usui.

Sou a favor de que se a pessoa deseja criar um método próprio, crie originalmente sem ficar usando o nome do Reiki. Porque usar um nome para poder divulgar o trabalho é falta de ética.

O Sr. Usui não copiou o nome Reiki de ninguém, ele foi original na sua criação, seja original também. A originalidade leva seu trabalho através dos séculos. Cópias normalmente desaparecem em menos de décadas.

A moda hoje é pegar qualquer coisa e por no nome Reiki. Tipo: Mantra Reiki, Dog Reiki, Sex Reiki… Pelo amor né!? Vamos ser mais criativos e assumir a responsabilidade do que se quer criar. Use como base a energia do Reiki, mas não precisa por nome de Reiki em tudo.

Procure sempre estar ligado(a) a essência do Reiki. Que vai além das técnicas usadas para aplica-lo. Bom, procurei entregar meu máximo nesta Lista dos Diversos Tipos de Reiki. Medite e tire suas próprias conclusões.

Lembre-se sempre: eu não estou aqui para te empurrar verdades, apenas estou relatando  os ensinamentos que recebi ao longo da minha jornada e na minha busca no Japão.

Acompanhe nas redes sociais o meu trabalho segue lá no Instagram, no YouTube e no Facebook que sempre estou postando conteúdos novos como lives, imagens, textos, vídeos…

Me conte, nos comentários abaixo, o que você achou sobre este artigo. Mande para mim sugestões e observações que você acha relevantes.

Sou um livre pensador e expositor de ideias. LIVRE! Até a próxima (じゃね – Ja ne)!

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lourdes de Fátima dovigi
Lourdes de Fátima dovigi
15 de abril de 2020 21:56

Um trabalho bem esclarecedor sobre tudo oque vemos, aprendemos, escutamos de várias pessoas!
Cada um fala e explica seus conhecimentos…na maioria das vezes pura ilusão.
É ótimo contar com sua ajuda.
Gratidão 🙏

Mary
Mary
1 de julho de 2020 10:43

Achei exatamente o que eu estava procurando!!
Exatamente o que eu estava procurando entender como iniciante…. gratidão!